Como funciona um empréstimo com garantia de veículo

Um empréstimo com garantia de veículo é uma ótima opção para as pessoas interessadas em conseguir empréstimo com juros baixos e valores maiores. Porém, essa mesma opção possui particularidades que devem ser analisadas antes de obtê-lo.

Pensando nessas observações, elaboramos este artigo para que você entenda como funciona um empréstimo com garantia de veículo, cuidados necessários e muito mais. Continue acompanhando e confira as informações a seguir!


Sobre o empréstimo com garantia de veículo!

Um empréstimo utilizando um veículo como garantia, é uma forma de obter crédito muito conhecido como refinanciamento de veículos. Nesse tipo, as pessoas pegam um empréstimo e oferecem o seu carro como uma garantia de pagamento.

Pelo risco de inadimplência é menor, as instituições conseguem disponibilizar taxas de juros menores no mercado, principalmente quando as porcentagem são comparadas com o empréstimo pessoal.

O valor do crédito é calculado tendo como base o valor do carro. Variando de acordo com alguns critérios que as empresas levam em consideração, por exemplo, o modelo e ano do carro, o empréstimo poderá variar de 50% até 90% no valor do veículo.

Também é importante observar que o carro deve estar no nome do mutuário e pago. Se você é casado e deseja fazer um empréstimo usando o seu carro como garantia, não pode registrar o carro em nome do seu cônjuge.

Entenda como funciona essa forma de empréstimo

A partir do momento em que o item é oferecido como garantia, a confiança da instituição financeira no cliente aumenta e, por isso, as taxas de juros tendem a cair.

Dito isso, as pontuações de crédito afetam mais do que apenas as taxas de juros, mas, mais importante, a decisão de conceder um empréstimo. Além disso, mesmo que haja uma garantia de carro, geralmente é necessária a comprovação da renda do mutuário.

Mas não se preocupe: usar um carro como garantia para um empréstimo é muito acessível e, como mencionado, as chances de aprovação são altas, mesmo com o nome ruim.

Claro, você não precisa apenas avaliar os perfis dos clientes. Muitas instituições financeiras avaliam os veículos que são ofertados através de algumas considerações, veja os fatores levados em consideração:

  • Ano de fabricação do veículo
  • Quilometragem
  • Estado de conservação do veículo
  • Valor atualizado do mercado

Assim, quanto mais novo e melhor conservado ele for, maior será o valor disponível no empréstimo com garantia de veículo e com taxas de juros mais reduzidas. Vale ressaltar que, caso o veículo tenha sido fabricado há mais de 15 anos, é provável que não seja aceito na garantia.

Quase todos os carros são aceitos na contratação do empréstimo, sendo algo que varia de acordo com a política de crédito da empresa. Geralmente é aceito com no máximo 15 anos de fabricação, não mais que isso. Além dos carros, também existe a opção de empréstimo com garantia de moto.

Como fazer empréstimo com garantia de veículo?

O procedimento para conseguir solicitar e obter o seu empréstimo com garantia de veículo muda de acordo com cada instituição. Mas, de uma forma geral, funciona assim:

  • Primeiro entre no site da instituição financeira de sua escolha
  • Depois selecione a opção de empréstimo com garantia de veículo
  • Realize uma simulação informando os dados do veículo e os seus
  • Em seguida, dê continuidade a sua solicitação se tiver gostado das opções apresentadas
  • Será solicitado o envio de documentos, para comprovação dos dados preenchidos
  • Por último, aguarde pela análise e aprovação do crédito

O que acontece com o veículo após a aprovação?

Se o seu pedido de empréstimo com garantia de veículo for aprovado, seu carro entrará no processo de hipoteca. Ou seja, ainda é seu, mas não pode ser vendido até que o empréstimo seja quitado.

Se o empréstimo não for pago, a instituição financeira que emitiu o empréstimo pode pegar o carro, vistoriar, apreender e até mesmo colocar em um leilão. Portanto, você deve avaliar cuidadosamente sua necessidade do carro e sua capacidade de pagar o empréstimo.

Se o seu carro for seu veículo comercial (como no caso de um motorista de aplicativo), pode não ser uma boa escolha usá-lo como garantia de um empréstimo.

Empréstimo com garantia de veículo vale a pena?

Empréstimo com garantia de veículo vale a pena? A resposta é: Sim! Essa é uma forma interessante para aqueles que precisam de empréstimos com valores mais altos e pretendem fazer o pagamento com juros menores.

Contudo, é importante planejar bem o lado financeiro, evitando que as parcelas sejam atrasadas. Afinal, o não pagamento poderá resultar na apreensão do veículo. Faça simulações, analise cuidadosamente as parcelas e depois faça a sua solicitação.

Deixe seu comentário