TED não caiu na hora, saiba o que fazer e quanto tempo pode demorar

A TED é a operação bancária que ajuda todas as pessoas que não conseguem tempo para ir ao banco pessoalmente. Porém, mesmo com tanta facilidade dessa forma de operação, muitas pessoas ainda questionam sobre caso de TED não caiu na hora.

Neste artigo, vamos falar exatamente sobre isso, para que você consiga saber o que fazer e quanto tempo pode demorar para cair uma TED.


O que é TED? Para que serve um TED Bancário?

Apesar de ser um evento muito popular no sistema bancário, ainda existem dúvidas sobre o que é o TED porque existem muitas siglas para diferentes funções bancárias, certo?

TED é a sigla para Transferência Eletrônica Disponível, que foi instituído pelo banco central em 2002. Seu principal objetivo é concluir a transação no mesmo dia, o que significa que o dinheiro é “depositado” na conta do destinatário o mais rápido possível.

E para que serve o TED no setor bancário? Se você sabe o que é TED, fica mais fácil entender para que serve. Basicamente, esse recurso é utilizado para transferir dinheiro no mesmo dia da transação, seja em caixa, caixa eletrônico ou internet banking.

Ao contrário de um DOC (Documento de Ordem de Crédito), a transferência é debitada da conta do destinatário no próprio dia se for efetuada antes das 17h00.

Como Funciona a Transferência TED?

Quando transferimos dinheiro via TED, ele chega na conta de destino no mesmo dia, mas isso só acontece se a transação for concluída antes das 17h. Caso a TED seja realizada após esse período, a transação vai cair no próximo dia útil.

Antes, só podíamos fazer TED no valor mínimo de R$500,00, mas em 2016 o Banco Central parou de exigir o valor e hoje podemos transferir qualquer quantia que precisarmos. Vale ressaltar que as tarifas de TED através da internet podem ser mais baratas do que as que são feitas nas agências.

No entanto, as taxas cobradas pela maioria das instituições podem variar de banco para banco. Nesse caso, a entidade determina o valor cobrado por cada transação. Os bancos também podem oferecer pacotes mensais que incluem uma quantidade limitada de TED.

Portanto, é melhor verificar sua conta para essas transferências. Nesse caso, não exceda o valor autorizado pelo TED, pois você poderá cobrir transferências para outros bancos.

Mas se você quiser saber quanto eles cobram de tarifa bancária, acesse o site da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Mantém registros atualizados de todas as taxas cobradas pela prestação de serviços bancários. No site, você deve acessar o menu e encontrar o nome do seu banco.

TED não caiu na hora? Quanto tempo demora

TED não caiu na hora? Para você que está se perguntando se o TED vai cair no mesmo dia, ou quanto tempo pode demorar. Então, caso precise receber o dinheiro no mesmo dia, como dissemos, é importante fazer a transferências até 17h, pois esse é o horário comercial definido pelos bancos.

Caso a sua TED seja realizada em um sábado, domingo ou feriado, o valor transferido não vai cair no mesmo dia, e sim no dia útil.

Mas o que pode ter acontecido quando a TED não caiu na mesma hora, mesmo que você tenha feito tudo dentro do horário estabelecido? Nesse caso os dados podem estar incorretos, um dos cuidados necessários para a transferência é analisar os dados do destinatário para saber se estão corretos.

Afinal, se digitar o nome ou qualquer outra informação errada, o valor vai retornar para a sua conta. Mas esse processo poderá demorar até um dia útil para acontecer, então é importante ficar atento aos dados digitados no celular ou no caixa eletrônico.

Também pode haver instabilidade na internet, caso o seu banco apresenta esse erro, o sistema vai apresentar falhas. Assim, a TED poderá não cair no mesmo dia. Caso isso aconteça, entre em contato com o seu banco ou através do chat no aplicativo, para solicitar ajuda e resolver o problema.

Como fazer uma TED?

Para fazer uma TED, você precisa de informações sobre quem receberá o dinheiro e alguns documentos necessários para realizar o processo. Portanto, se você deseja transferir dinheiro para sua conta ou para uma conta de terceiros, você deve ter:

  • Nome completo
  • CPF ou CNPJ do destinatário do valor
  • Defina o valor que pretende transferir
  • Tipo de conta, ou seja, conta corrente ou poupança
  • Dados referentes a agência bancária, sendo agencia, numero da conta e código do banco

Quanto ao código do banco, é determinado pelo banco central. No site da Febraban você encontra uma tabela com os dados de cada banco. Quando você TED, verifique e preencha o código.

Nem sempre é necessário informar o CPF ou CNPJ se você estiver fazendo transferências entre contas do mesmo banco.

Deixe seu comentário