Pode transferir um financiamento de casa ou carro para outra pessoa? Saiba como fazer

Transferir um financiamento de casa ou carro para outra pessoa é um recurso utilizado por aqueles que não querem mais realizar o pagamento do financiamento, seja por mudança de planos ou até mesmo um motivo pessoal.

Transferir um financiamento é algo que pode ser feito tanto para pessoas físicas quanto pessoas jurídicas, é necessário que uma quantidade mínima de prestações já tenha sido paga.

Vale ressaltar que a quantidade de prestações pode variar de acordo com cada instituição! Neste artigo você poderá saber mais sobre esse assunto, e saber como fazê-lo. Confira as informações abaixo!

Como o financiamento funciona?

O financiamento é autorizado após a conclusão de algumas etapas, antes de liberar o montante solicitado, a instituição analisa o crédito pessoal do solicitante e a possibilidade do pagamento de cada parcela.

Uma vez obtido o financiamento, quer se trate de um imóvel ou de uma viatura, deverá também ser avaliado pela entidade financiadora que garante a operação.

Em caso de descumprimento dos contratos exigidos, a entidade financiadora recupera o imóvel e poderá enviá-lo a leilão para saldar as dívidas não pagas, e os imóveis relacionados com a operação, o requerente não poderá transferir expressamente o financiamento à entidade sem autorização.

Quais são os requisitos para transferência?

Ao procurar uma instituição para realizar a transferência, é necessário entender os pré-requisitos que serão cobrados para concluir o procedimento.

A instituição financeira cobra do titular na troca do financiamento os mesmos documentos solicitados no ato da compra do veículo. São eles:

  • Cópia e original da CNH ou outro com foto (RG, Reservista) caso não possua habilitação
  • Comprovante de endereço dos últimos três meses em nome do titular ou parente de 1º grau
  • Documento original de Registro de Veículo (CRV) do titular anterior, preenchido no nome do comprador. É necessário ter firma reconhecida tanto do vendedor quanto do comprador
  • Comprovante de quitação de débitos eventuais como licenciamento multas e IPVA; laudo de vistoria realizado em local credenciado pelo Detran
  • Segunda via do formulário RENAVAM preenchido

Pode transferir um financiamento de casa ou carro?

Obtenha respostas para suas perguntas se você tiver um financiamento de casa ou carro e quiser saber mais sobre como transferi-lo para outro proprietário.

Depois de comprar um imóvel, é importante que esteja 100% em sintonia com o seu agente imobiliário e que compreenda todos os riscos e regulamentações que pode enfrentar ao financiar um apartamento ou casa. Vale lembrar que ao adquirir o imóvel você passa a ser apenas comprador e não dono do mesmo, pois este é o banco escolhido para financiamento.

O comprador passa a ser dono do imóvel após quitação total do mesmo. Portanto, é possível sim realizar a transferência de casa ou carro para outra pessoa, devendo ser conveniada com o banco. Mas por que é necessário obter a autorização da instituição para transferência do valor? Porque decorre do fato de ser a troca legalmente autorizada pelo proprietário do imóvel.

Se você comprou o imóvel em seu nome e o transferiu para outro titular sem ser acordado de forma legal com a financeira, poderá ocasionar o envio do seu nome para SERASA e SPC havendo inadimplência pois a compra ainda estará no seu nome.

É fundamental que os procedimentos com a instituição financeira sejam seguidos passo a passo, pois o mesmo não poderá ser responsabilizado caso as negociações ilegais acordadas entre você e a outra pessoa que tenha assumido a propriedade do financiamento de casa ou carro.

Passo a passo da transferência de dívida

Para conseguir realizar a transferência do financiamento de casa ou carro para outra pessoa, prezando pela segurança para não permanecer como responsável legal pela dívida, veja o que será necessário:

Comunique a instituição

Quando o mesmo solicitou o crédito, assinou o contrato que o valor das parcelas e taxas de juros foi definido com base no seu histórico, então ao transferir o financiamento para outra pessoa, é preciso passar pela mesma avaliação.

Aguarde a avaliação

É necessário aguardar o resultado da análise de crédito para fazer a transferência do financiamento. Enquanto a financeira não estiver certa do poder de compra do terceiro, não pode ser considerada concluída a transferência do financiamento enquanto a financeira não estiver certa do poder de compras desse terceiro.

Confira a resposta da instituição

Depois da realização de uma análise do histórico de pagamento e score do titular que está pretendendo realizar a transferência do financiamento, será possível obter o resultado. Se positivo seguir adiante com o repasse, em caso de resposta negativa, é preciso transferir financiamento para outro titular ou encontrar uma solução para se desfazer do financiamento antes de comprometer a situação.

Deixe seu comentário